segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Apresentação de "Mihotoke Ni Idakarete"

 Cantamos "Mihotoke Ni Idakarete" no dia de Ofício Memorial dos Missionários(SP)

 
Mês de novembro é o dia importante para homenagear falecidos aqui no Brasil. Nosso templo matriz também realizamos ofício do dia de finados no dia 1 e 2 de novembro como no ano passado. Este ano aumentou os números de cerimônia e mais de 1.000 participaram este ano. 


Nós também preparamos panfleto (idealizado por Rev. Enryo Shimizu) para explicar o que é o dia de finados para nós adeptos da escola da Terra Pura.


Um trecho do texto do panfleto 👇

Além da semelhança física, recebemos também deles a influência na formação do nosso caráter como seres humanos através dos cuidados, amor, carinho, exemplos que recebemos desde a nossa infância, e, que se tornam a base sólida de orientação para toda a nossa vida até o momento derradeiro desta nossa existência.


O Reverendo Chikai Nakanishi, que atuou como Bispo da nossa Missão Sul Americana, deixou o seguinte poema: “Mesmo que a pessoa parta (morra), a sua imagem permanece; mesmo que a pessoa parta, o seu ensinamento permanece; mesmo que a pessoa parta, as suas palavras permanecem; mesmo que a pessoa parta, todo o seu legado é rememorado quando unimos as palmas das mãos em reverência.”...

 
 

Ainda, o que é que surpreendeu é Taeko Nozaiki de Presidente Prudente participou da cerimônia e nos ajudou como vendedora dos oferendas durante os dias💕👯 
 
Arigato Gozaimashita😊🙏


No dia 15 (feriado) foi realizado ofício memorial dos missionários convidando Rev. Guikyo Kajiwara este ano como palestrante do dia após do seminário dos líderes leigos de 2023. E para participar da cerimônia reuniram aproximadamente 70 pessoas para homenagear monges falecidos.

Bispo apresentou 96 nomes de monges homenageados na proclamação da cerimônia...
 

Após da cerimônia, nós cantamos "Mihotoke Ni Idakarete" como no ano passado modificando de ritmo 3/4 (original é 6/8). 🎸🎵🎶
Cadê pianista😆🎹😺?? 
 
 
 
Filmagem sem edição fica na canal dos Bombus 
(filmado por Lídia Nishimura)💓👇

 
(Palavra do mês é a de calendário do Dharma de 2024)
 
(Está a venda no Betsuin R$8,00-)


Venha conhecer as músicas dos Bombus!




Muito Obrigado! 
Rev. Guenyu Katata (Monge Roqueiro) 

domingo, 5 de novembro de 2023

Apresentação de "Nonosama Desune"

 Cantamos "Nonosama Desune" no dia do Ofício de Eitaikyo

Betsuin (SP)

 
No dia 21 de outubro, foi realizado ofício de Eitaikyo aqui no Betsuin. 
 

Primeiramente, eu gostaria de falar sobre o que é “Eitaikyo”, que significa em português é Sutra Perpétua. Sutra é o ensinamento do Buda Syakyamuni. A palavra “kyou” em japonês, é palavra traduzida do “sutra” em indiano. Dizem que a palavra “sutra”, em si, quer dizer linha vertical. Isso quer dizer que, como não pode tecer panos somente com a linha horizontal, para que nós não caminhemos na estrada errada é preciso de ensinamento correto. Portanto, a Eitaikyo ou Sutura Perpétua não quer dizer que há sutra com esse nome, mas é um encontro para que ouçamos bem a sutra, o ensinamento do Buda, para que ela seja transmitida perpetuamente.
(Um trecho da palestra do dia)
 

No dia, final da programação, cantamos "Nonosama Desune" junto com Rev. Gasho Yanaguida e Nobu Kahi (cajon) com a turma de Kenko Taiso.
 

Imagem sem edição ficou no canal dos Bombus😉👇
 
 
Juntando as fotos de atividade de outubro, foi postado no canal da federação com as palavras da letra de "Nonosama Desune"...


As flores balançam, a luz suave e suave da primavera é Nono sama? 
É Nonosama mesmo...

Kawaii Kashi😊💕👏🌸🌷

 
 

(Aperta imagem para pular ao Site do Betsuin)
 
 

Venha conhecer as músicas dos Bombus!




Muito Obrigado! 
Rev. Guenyu Katata (Monge Roqueiro)